Sunday 29 September 2013

Blue Jasmine

 bj2
Título original Blue Jasmine
Realização Woody Allen
IMDB  

Jasmine (Cate Blanchett) chega a S. Francisco para viver com a sua irmã, Ginger (Sally Hawkins). Jasmine deixa Nova York, onde era uma “socialite”, casada com um financeiro a la Bernard Madoff. Com a pobreza vem o reencontro com a irmã de que antes se distanciara e a procura de um caminho que a possa repôr no degrau social que ocupava.

Um filme de Woody Allen na sua faceta de escritor sério e onde se mantém apenas atrás das câmaras. Há muitos anos que Woody Allen não explorava o lado sério da vida de uma forma tão interessante e tão livre de subterfúgios. Neste filme, Woody Allen não limitou o argumento com convenções de género, não o ambientou no meio intelectual, nem no meio artístico. Essas limitações fazem com que outras incursões de Woody Allen sobre assuntos sérios sofram de algum distanciamento em relação ao espectador, que obviamente não tem na sua vida real experiência com ser envolvido em crimes e em escapadelas, nem será um artista ou parte da upper-class de Manhattan. O espectador de Blue Jasmine tem caminhos muito mais directos para compreender as personagens e as circunstâncias que as envolvem.

Muito é abordado em Blue Jasmine: a família, a classe, os preconceitos, a auto-ilusão, a forma como as pessoas se convencem que os acasos da fortuna são de facto coisas que “merecem” e para as quais “trabalharam”, a forma como as pessoas se convencem de que são invencíveis, de que têm o mundo a seus pés. A forma como as pessoas que se acham intelectualmente mais bem equipadas se tentam resguardar das ligações familiares que pensam inconvenientes. A forma como as pessoas que se acham “simples” se tentam resguardar das ligações com as pessoas que lhes são “superiores”. A forma como as pessoas se acomodam às situações que acham que lhes trarão felicidade mesmo quando é óbvio para todos os outros que não as aguarda felicidade alguma. A forma como as pessoas tentam fugir à infelicidade por meios que redundarão em situações onde serão ainda mais infelizes.

O elenco é muito bom e faz com que tudo funcione. Uma grande interpretação de Cate Blanchett. Uma grande interpretação de Sally Hawkins. Uma grande interpretação de Andrew Dice Clay.

1 comment:

  1. Os meus filmes favoritos do Woody Allen, são aqueles em que ele não aparece, confesso! Vou pôr este na lista...

    ReplyDelete