Sunday 18 August 2013

Elysium

 e2
Título original Elysium
Realização Neill Blomkamp
IMDB  

Em 2154, os ricos vivem numa estação orbital chamada Elysium onde usufruem de tecnologia médica que cura tudo. Os outros vivem na Terra que se tornou num imenso musseque e onde os cuidados médicos são ainda piores que no século XX. Max (Matt Damon) vive na Terra. Delacourt (Jodie Foster) é ministra da defesa em Elysium. E um dia a casa vem abaixo.

Ora bem. O que dizer de Elysium? É que Elysium não passa de uma cowboyada. E ainda por cima uma cowboyada terrivelmente infantil. Aceites as premissas que propõe (“suspension of disbelief”) mesmo assim tem uma narrativa absolutamente disparatada. A maior parte dos filmes de desenhos animados tem histórias mais bem arquitectadas do que esta. Restaria a acção, já que na verdade Elysium é apenas um filme de acção. Só que a acção sofre do mesmo mal que a história: é disparatada e infantil. Mas o que faz Jodie Foster num filme destes? Ainda por cima, será que as cenas em que entra, todas somadas, chegam a durar 10 minutos? Se queriam contratar Neill Blomkamp para fazer uma variação de District 9 mas com mais cowboyada ao menos que fizessem uma cowboyada de jeito.

As distribuidoras tinham (têm?) um canal de distribuição que se chamava “direct-to-video” e mais tarde “direct-to-DVD” (não sei o que se chamará agora… “direct-to-video-on-demand”?) onde costumavam editar filmes que não chegavam a estrear em cinema mas que no circuito de aluguer ainda podiam ser rentabilizados, já que o aluguer era barato e as pessoas em casa não se chateiam muito se o filme for um barrete. Quanto a mim, era onde deviam ter lançado Elysium.

Resumindo: se quiserem ver um filme de acção, podem dispensar este. Escolham outro dos que está em cartaz. Qualquer um. O Percy Jackson, sei lá -- não pode ser mais disparatado e infantil do que este.

3 comments:

  1. Olha que desilusão!
    Vi uma entrevista com os dois actores (ambos favoritos meus) e fiquei com o interesse em alta e afinal...

    ReplyDelete
  2. Se bater a saudade de ver o Matt Damon num filme de acção é melhor rever o The Bourne Identity (para mim é o melhor "Bourne").

    ReplyDelete
  3. pois... :D ainda no outro dia fiz isso! ;)

    ReplyDelete