Saturday 6 September 2014

Frances Ha

 fh2
Título original Frances Ha
Realização Noah Baumbach
IMDB  

Frances Halladay (Greta Gerwig) divide um apartamento em Nova Iorque com a sua melhor amiga Sophie Levee (Mickey Sumner). É aprendiza numa companhia de dança onde pensa conseguir integrar o elenco de digressão em breve. De repente as mudanças sucedem-se: a relação com o namorado termina, Sophie muda de casa e Frances tem de encontrar um novo apartamento.

Um dos mais extraordinários filmes de 2013. Greta Gerwig constrói uma personagem capaz de encher todo um filme. Um desempenho absolutamente extraordinário. Acerta em todos os registos, todas as mudanças de humor, constrói uma personagem “total”, maneirismos, trejeitos, inflexões de discurso. Uma performance notável com o seu quê de Chaplinesco.

Frances enfrenta a vida num percurso frenético de auto-descoberta algo tardia que a leva de New York a Sacramento, Paris e back again com passagem pelo interior. Noah Baumbach dirige o eleco num registro cómico/irónico/dramático a fazer, a espaços, lembrar Woody Allen. Há por aqui também citações cinematográficas várias, e, a julgar por algumas coisas que li, algumas que não sou capaz de identificar mas estão lá. A fotografia de Sam Levy é magnífica, um preto-e-branco que seria muito “clássico” em pleno séc. XXI não fora o “grão”. Uma narração fluida.

Espectacular.

No comments:

Post a Comment